Ecológica

Construir uma casa é uma decisão muito importante, pelo que é fundamental analisar e compreender muito bem a qualidade das nossas casas e dos materiais que a compõem.

  • Estruturas anti-sísmicas
  • Isolamentos em aglomerado negro de cortiça
  • Materiais naturais e ecológicos
  • Rapidez de construção

As estruturas anti-sísmicas criadas pela Green Heritage inspiram-se nas famosas colombage, edifícios extremamente resistentes construídos com estruturas em madeira desde há muitos séculos em França, na Suíça e na Alemanha, sobretudo nas regiões com perigo de actividade sísmica.

Após o terramoto de 1755 que destruiu Lisboa, estas estruturas inspiraram os engenheiros militares (Manuel da Maia, Eugénio dos Santos e Carlos Mardel) — encarregues pelo Marquês de Pombal para a reconstrução da cidade — na definição da famosa gaiola pombalina.

Muitas dessas construções lisboetas ainda se encontram em bom estado, assim como muitas outras da zona histórica de Guimarães, por exemplo, onde encontramos edifícios com mais de 300 anos construídos com robustas estruturas em madeira. Em França, Suíça e Alemanha vêm-se milhares de casas colombage com mais de 300, 400 e 500 anos, ainda habitadas e em perfeito estado de conservação.

Há outros exemplos históricos muito interessantes sobre aplicação deste admirável sistema construtivo noutras partes do mundo que vale a pena admirar.

Haiti, finais do século 19. Em 1895 três jovens arquitectos haitianos rumaram a Paris para estudar arquitectura e regressaram ao Haiti com a ideia de criar um estilo inspirado nas casas da Riviera francesa e na engenharia colombage. Nasciam assim as icónicas casas Gingerbread. Em 2010 um terramoto na escala 7 destruiu 170 mil edifícios haitianos, a grande maioria em cimento armado. Practicamente todas as casas Gingerbread resistiram, comprovando a extraordinária resistência deste tipo de construção. Que melhor garantia podemos ter, além destes exemplos de robustez e durabilidade?

A tecnologia actual abriu-nos outras potencialidades. Enquanto as estruturas colombage  eram realizadas manualmente por dezenas de operários em milhares de horas, hoje usamos tecnologia sofisticada para cortar milimetricamente as vigas de madeira em lamelado colado, que são seguidamente empacotadas e enviadas directamente para as obras, onde são rapidamente montadas com ferragens especiais em aço carbónico. Assim, conseguimos montar uma estrutura em poucas horas. Esta rapidez permite-nos alcançar preços acessíveis, dado que conseguimos construir uma casa em muito menos tempo do que uma casa em alvenaria.

Projecto de 260 m2 realizado no Redondo (Alentejo) em 2015. O cliente contractou-nos para que adaptássemos o nosso método de construção ecológica ao projecto já existente.

Foram realizados os desenhos de produção com os respectivos planos de montagem.

A casa levou 40 m3 de madeira de madeira estrutural em lamelado colado, placas especiais antitérmitas, cerca de 110 m3 de aglomerado negro de cortiça cortada à medida, além de várias toneladas de argila e pedra nas paredes interiores. Os interiores foram rebocados com argila e os exteriores com argamassas especiais para rebocos em cortiça. Os tectos foram realizados com tijoleiras de Santa Catarina (Algarve),  (no Redondo estes tectos são conhecidos por “tabiques”).

Em 23 de Julho de Agosto de 2016, estavam 41 ºC no exterior, e 23,4ºC no interior da casa. Sem ar condicionado, e só com ventilação natural.

Isolamento em cortiça

Outra das características fundamentais das nossas casas é o isolamento em aglomerado negro de cortiça expandida, um extraordinário isolamento ecológico térmico, acústico e vibrático, utilizado até pela NASA nas naves espaciais.

Esta é uma das principais características das nossas casas e nunca poupamos neste isolamento de aglomerado negro de cortiça, pois é ele que garante o conforto e a poupança energética para toda a sua vida, a dos seus filhos, netos e bisnetos.

Além de tudo isto, o alomerado negro de cortiça é imputrescível. Ou seja, se daqui a 30, 40 ou 50 anos tiver algum problema de entrada de humidade nas paredes que protegem a sua casa do exterior, basta voltar a rebocá-las porque a cortiça jamais apodrecerá nem perderá as suas qualidades de isolamento. Ao contrário do cimento e do ferro, já sem falar noutros materiais de isolamento térmico, que se deterioram com o tempo.

Acabamentos de luxo

Com uma estrutura robusta e um isolamento perfeito, avançamos então para os acabamentos

Uma casa rebocada com argilas dá uma sensação única de prazer e conforto.

A argila é usada há milhares de anos na construção e calcula-se que, em termos mundiais, mais de 50% dos edifícios sejam feitos com argila. Na Green Heritage usamos as argilas tanto nos tabiques como em alguns rebocos interiores. As suas características como regulador natural de humidade tornam este material quase indispensável em algumas situações na construção sustentável e ecológica.  Também usamos pinturas naturais em argila, com lindíssimas tonalidades naturais.

O resultado de uma parede rebocada em argila é algo mesmo muito especial. Tonalidades naturais que só encontra nas argilas e com potencialidades em design que trazem magia aos interiores de uma casa.

As argilas que usamos provêm de várias regiões em Portugal, de Espanha e Alemanha.

Cal hidráulica natural. Não usamos cimentos nas nossas casas (excepto nas fundações), mas sim a cal hidráulica natural. Esta cal é 100% natural, livre de adições, com boa elasticidade e elevada permeabilidade ao vapor de água. As paredes devem respirar, tal qual a nossa pele. Por vezes perguntam-nos se a cal é mais resistente do que o cimento. Pois bem… basta ver muitos edifícios romanos, com mais de 2.000 anos. O “cimento” que ali vemos é… cal. Isto responde à pergunta.

O marmorino é um reboco fino de acabamento usado em palácios desde o período romano e que se tornou muito popular há uns 500 anos a partir da Renascença, sobretudo em Veneza. É composto por cal natural, pó finíssimo de mármore e ligantes naturais.

Usamos marmorinos italianos 100% naturais, sem quaisquer aditivos artificiais. Enquanto muitos fornecedores utilizam produtos químicos para conservar ou evitar o bolor no armazenamento para conservar as massas de marmorino, os nossos marmorinos têm como ligantes a caseína, goma-laca ou amido vegetal, 100% bio e natural.

Estes rebocos finos (2 a 3 milímetros), que podem ser aplicados no exterior como no interior, mantêm a respirabilidade das paredes, evitando assim acumulação de humidades ou criação de focos de fungos. Esteticamente, são maravilhosos. Pode usar várias combinações de acabamentos, usando técnicas especiais, tais como dilavato, intonachino, lava, marmorino, travetino ou tadelakt. Não é assim tão caro como poderá pensar, nem precisa obviamente de aplicar em todo o lado, mas são estes detalhes que darão à sua casa uma personalidade que fará com que toda a sua família se orgulhe e sinta bem. Os nossos parceiros designers de interiores, apoiar-vos-ão a encontrar as melhores soluções.

Pode ver aqui um detalhe de aplicação de marmorino::

Maqueta em madeira do sistema estrutural antissísmico, conhecido por "gaiola pombalina". Instituto Superior Técnico, Lisboa.

Casas colombage, realizadas com estruturas de madeira, com mais de 400 anos e em perfeito estado.

As icónicas casas Gingerbread resistiram a um violento sismo que atingiu o Haiti em 2010.

O sobreiro, do qual se produz o aglomerado negro de cortiça, foi consagrado oficialmente em 2011 como a Árvore Nacional de Portugal.

Marmorino veneziano é um reboco que pode ser usado nas paredes das nossas casas. Data do tempo dos romanos mas tornou-se popular há 500 anos na Renascença, em Veneza.

Casa Sustentável em Idanha a Nova. Green Heritage 2015

Um exemplo de trabalho artístico numa parede rebocada com argila. Pequenos detalhes como este podem transformar uma casa num espaço muito especial.

Precisa de mais informações?

Nome*

Email*

Telefone*

Já possui terreno?

Localidade da construção

Objetivo da Construção:

Tipologia:

Pisos:

Agregado familiar - Adultos

Agregado familiar - Crianças

Quando gostaria de iniciar a construção

O seu budget

Descreva-nos a sua casa ideal

O nosso método de construção adapta-se a qualquer estilo. Por isso, se nos quiser enviar alguma planta, desenho ou imagens que melhor transmitam a ideia de casa que pretende, pode fazê-lo aqui. Ficheiros .pdf ou .jpg até 5MB