Residência Joatinga

Copyright Mareines Arquitetura – Registo no IGAC 3013/2016 – Partner: Green Heritage

Residência Joatinga

A residência da Joatinga se debruça sobre o Oceano Atlântico do alto de um monolito de granito entre os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Uma peculiaridade do terreno estreito é que ele está orientado para o sul. Pela orientação do terreno e pela decisão de colar a residência nas duas divisas de forma a anular os altos muros vizinhos, o projeto oferecerá imensas vistas para o mar, como um navio. Não há vestígios dos bairros vizinhos. Apenas Céu, Mar e as ondas arrebentando contra as rochas abaixo. Uma cobertura ondulante evoca o movimento marinho e cria aberturas reguláveis de vidro que controlarão a entrada de luz e ventilação natural pelo uso da automação. Diferentes direções de vento, a presença ou ausência de sol, bem como diferentes temperaturas, determinarão que combinação de ajustes será necessária para garantir o conforto térmico da casa de forma passiva.

Sobre Mareines Arquitetura

Mareines Arquitetura é um estúdio de arquitetura e urbanismo que busca uma resposta orgânica e inovadora a cada novo desenho. Nossos projetos são sempre encarados como um novo desafio, fugindo de fórmulas pré estabelecidas e da repetição de nossas próprias soluções.

Estamos sintonizados com as tecnologias e a poética de nosso tempo. Acreditamos nas ideias de sustentabilidade, mas não apenas quando aplicadas através de medidas tecnológicas de redução de consumo, mas principalmente através da busca da ecoeficiência através da implantação e da forma.

Procuramos trabalhar sempre em temas variados numa busca constante por novas perguntas e respostas.Cada cliente é único, como são únicos o momento, as demandas e a sociedade em que vivemos. Nada menos verdadeiro que respostas iguais.

Por favor contacte-nos caso esteja interessado num projecto destes arquitectos em Portugal: jorge@greenheritage.pt ou (351) 92 604 54 97

Location

Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Similar Properties (6)