O nosso conceito de ECOconstrução baseia-se em 6 princípios
Conforto
As nossas casas aproveitam os recursos naturais do seu meio ambiente para reduzir ou mesmo suprimir as necessidades de aquecimento no inverno e de arrefecimento no verão.
Para sempre.
Eficiência energética
Usando tecnologias como termografia e sensores de temperatura e humidade, garantimos a qualidade das nossas casas feitas com materiais naturais. O nosso cuidado com massa térmica e isolamentos como vidros duplos ou triplos e paredes de argila ou cal, aliados à orientação solar, proporcionam temperaturas e humidade ideais. Os nossos especialistas bioclimáticos analisam cada detalhe para maximizar a eficiência energética, resultando numa grande economia de energia a longo prazo.
Isolamento em cortiça
As nossas casas possuem excelente isolamento ecológico com aglomerado negro de cortiça expandida, utilizado até pela NASA. Esse isolamento garante conforto, economia de energia e durabilidade. As casas da Green Heritage são revestidas com esse material e combinam isolamento, massa térmica, ventilação e exposição solar para proporcionar conforto térmico. Comparadas com a maioria das casas em Portugal, as nossas casas economizam mais de 80% no consumo energético tanto no verão quanto no inverno. Para toda a vida.
Utilizamos apenas isolamentos ecológicos, principalmente cortiça e cânhamo. O sobreiro, do qual se produz a cortiça, é a Árvore Nacional de Portugal.
Isolamento em cânhamo
O isolamento de cânhamo oferece uma proteção eficaz contra o calor no verão e o frio no inverno, proporcionando assim um ambiente confortável durante todo o ano. Além disso, o cânhamo é um excelente isolante acústico, o que torna as casas ainda mais tranquilas e agradáveis. O cânhamo também é resistente ao mofo, o que significa que não há crescimento de mofo na casa. Além disso, o cânhamo remove CO2 a longo prazo da atmosfera, o que o torna uma opção ecologicamente responsável. É também um material resistente ao fogo, oferecendo uma proteção adicional contra incêndios. Todas estas propriedades fazem do cânhamo uma escolha popular para aqueles que procuram uma vida saudável, livre de poluentes, em casas duráveis e eficientes energeticamente.
Saúde
O ambiente interior das nossas casas tem que ser saudável e banimos todos os materiais que possam fazer mal à saúde.
Edifícios frequentemente têm níveis de poluição mais altos dentro do que fora, o que pode causar diversos problemas de saúde. Diversos materiais presentes em casa podem ser prejudiciais, como agentes contaminantes, metais pesados, mofos, fungos, ácaros, e formaldeídos. É importante fazer análises para descobrir as causas desses problemas de saúde. Ao construir ou reformar uma casa, é importante ser exigente com os materiais utilizados e procurar informações detalhadas para evitar materiais nocivos.
As normas europeias para segurança em materiais não são muito confiáveis, então sugerimos seguir as recomendações do Institut Bau Biologie. Por exemplo: a norma europeia standard de segurança para riscos tóxicos e químicos nos materiais é a EN 71-3. As tintas que usamos estão 7.000 (sete mil) vezes abaixo desta norma europeia!
Quando escolhemos um material, analisamos cautelosamente as suas características antes de decidimos incorporá-lo nas nossas casas, e exigimos uma rigorosa informação aos nossos fornecedores, com a garantia que não contêm produtos nocivos para a saúde.
Dos modelos mais simples aos mais sofisticados, evitamos quaisquer materiais nocivos à saúde.
Robustez
Inspiramo-nos em sistemas de construção de casas centenárias e integramos essas técnicas de bioconstrução com tecnologias de última geração. Usamos únicamente materiais de grande qualidade e longevidade.
Estruturas anti-sísmicas: inspirados pela tradição
Colombage
As estruturas anti-sísmicas criadas pela Green Heritage inspiram-se nas famosas colombage, edifícios extremamente resistentes construídos com estruturas em madeira desde há muitos séculos em França, na Suíça e na Alemanha, sobretudo nas regiões com perigo de actividade sísmica.
As casas colombage são resistentes devido à sua estrutura de madeira bem dimensionada e reforçada, além de características como contraventamentos diagonais e amarrações entre paredes e a estrutura principal, reduzindo o risco de colapso estrutural.
Pombalina
Após o terramoto de 1755 que destruiu Lisboa, estas estruturas inspiraram os engenheiros militares (Manuel da Maia, Eugénio dos Santos e Carlos Mardel) — encarregues pelo Marquês de Pombal para a reconstrução da cidade — na definição da famosa gaiola pombalina.
Muitas dessas construções lisboetas ainda se encontram em bom estado, assim como muitas outras da zona histórica de Guimarães, por exemplo, onde encontramos edifícios com mais de 300 anos construídos com robustas estruturas em madeira.
Timber frame
A construção em timber frame é um método construtivo que utiliza peças de madeira maciça ou laminada fabricados em fábricas especiualizadas, chamadas de pórticos, para formar as paredes estruturais. As paredes em timber frame podem ser compostas por painéis de fechamento, que servem como acabamento e isolamento térmico e acústico, mas também têm uma função estrutural importante, contribuindo para a estabilidade e resistência da edificação. Este método oferece vantagens em termos de eficiência energética, sustentabilidade e rapidez na execução da obra.
CLT
A construção em CLT é um método construtivo que utiliza painéis de madeira maciça cruzada e colada para formar a estrutura da edificação. Esses painéis são fabricados em fábricas, seguindo projetos precisos e utilizando madeira de alta qualidade e certificada. São depois transportados até o canteiro da obras e montados no local, formando a estrutura da edificação. A construção em CLT oferece vantagens em termos de eficiência energética, rapidez na execução da obra, sustentabilidade e flexibilidade arquitetônica.
Projecto de 260 m2 realizado no Redondo (Alentejo) em 2015.
O cliente contratou-nos para que adaptássemos o nosso método de construção ecológica ao projecto já existente.
Foram realizados os desenhos de produção com os respectivos planos de montagem.
A casa levou 40 m3 de madeira de madeira estrutural em lamelado colado, placas especiais antitérmitas, cerca de 110 m3 de aglomerado negro de cortiça cortada à medida, além de várias toneladas de argila e pedra nas paredes interiores. Os interiores foram rebocados com argila e os exteriores com argamassas especiais para rebocos em cortiça.
Os tetos foram realizados com tijoleiras de Santa Catarina (Algarve),
(no Redondo estes tectos são conhecidos por “tabiques”).
Em 23 de Julho de Agosto de 2016, estavam 41 ºC no exterior, e 23,4ºC no interior da casa. Sem ar condicionado, e só com ventilação natural.
Rapidez
Desenvolvemos metodologias extremamente rápidas para a montagem dos nossos KITS, permitindo depois que outras empresas parceiras desenvolvam os trabalhos de acabamentos com equipas locais. Esta descentralização cria trabalho e deixa dinheiro nas regiões onde construímos. Chama-se a isto sustentabilidade e desenvolvimento local.
KITS Green Heritage
A tecnologia actual abriu-nos outras potencialidades. Enquanto as estruturas colombage eram realizadas manualmente por dezenas de operários em milhares de horas, hoje usamos tecnologia sofisticada para cortar milimetricamente as vigas de madeira em lamelado colado, que são seguidamente empacotadas e enviadas directamente para as obras, onde são rapidamente montadas com ferragens especiais em aço carbónico.
Assim, conseguimos montar uma estrutura em poucas horas.
Esta rapidez permite-nos alcançar preços competitivos, dado que conseguimos construir uma casa em muito menos tempo do que uma casa em alvenaria.
Beleza
Procuramos constantemente novas soluções inovadoras e materiais ecológicos que parceiros arquitectos possam usar nos projectos. Insistimos em conciliar a Arte com a Ciência e com a Ecologia.
Na Green Heritage acreditamos que a beleza não é apenas superficial, mas começa com o que está por dentro. Por isso, a nossa abordagem combina a ciência, a arte e a ecologia para criar casas verdadeiramente belas e sustentáveis. Usamos materiais naturais e sustentáveis, projetando casas que não só se encaixam perfeitamente na paisagem, mas também proporcionam um ambiente saudável e equilibrado para os seus habitantes. Estamos orgulhosos de construir casas que são verdadeiras obras de arte, ao mesmo tempo que protegem e preservam o meio ambiente.
Garantia
Nos últimos 12 anos criámos laços profissionais, de amizade e respeito com uma extraordinária rede de parceiros, entre os quais se encontram os maiores fabricantes europeus de materiais ecológicos para construção seca. É graças a eles que podemos estar seguros e confiantes nos materiais que usamos. São eles que nos dão garantias reais de qualidade e longevidade.